Mastopexia: Saiba tudo sobre a Cirurgia

Ainda que muitas pessoas enxerguem a realização de cirurgias plásticas como uma futilidade, as mesmas são fundamentais para a renovação da nossa autoestima. Nesse sentido podemos conferir melhor sobre a Mastopexia e as principais informações ligadas a ela, olha só:

O que é Mastopexia?

Também conhecida como Lifting da mama, a Mastopexia é um processo cirúrgico que tem por principal finalidade a reestruturação dos seios, fazendo com que possíveis questões que afetam a autoestima possam ser melhoradas.

Dentre tais questões, podemos citar principalmente a flacidez, o que tende a fazer com que a mama ganhe um aspecto caído. Em alguns casos esse é um fator genético, mas também pode estar atrelado a amamentação, por exemplo.

Assim, se perde o excesso de pele e é possível conquistar um visual mais harmônico para a região. Inclusive, a auréola do seio também pode ser reposicionada para uma harmonia diante do novo formato.

Antes e depois da Mastopexia

Melhorando a autoestima e até mesmo a qualidade de vida, é interessante que a gente perceba também como é o resultado da mastopexia. E assim, analisando o seu antes e depois, já é possível visualizar mudanças significativas.

Isso porque a retirada do excesso de pele faz com que o visual da região já não conte com flacidez, dando a mama uma aparência mais levantada e fixa, o que popularmente é nomeado de peito durinho.

E é claro, com o passar dos anos tal flacidez é um fator recorrente e bem comum, por isso as mulheres mais velhas costumam ser as maiores adeptas da cirurgia, mesmo que ela também seja realizada em pessoas mais jovens.

Quem possui seios muito grandes tende a enfrentar essas questões mais cedo, inclusive fazendo surgir problemas que vão além da estética, a exemplo da dor nas costas por conta do peso da mama.

Há ainda quem sofre com grandes oscilações de peso. Nesses casos é comum que a mama também passe por mudanças já que com a perda de peso ela pode diminuir e vice versa, evidenciando ainda mais a flacidez.

Valor da Mastopexia

O valor referente a realização da Mastopexia sofre grandes oscilações, dependendo de questões como o local onde ela será feita, mas principalmente se haverá ou não a colocação de prótese aliada ao procedimento.

Para a mastopexia sem prótese, um procedimento mais simples e menos custoso, o valor médio que deve pensar em utilizar é de cerca de R$13.000. Mas além das variações, considere custos a mais para o pós-operatório.

Já no caso da mastopexia com a presença de prótese o valor tende a aumentar, chegando a pelo menos R$14.500. É claro que nesse caso também há fatores de intercorrência que podem fazer com que o preço varie tanto para mais quanto para menos.

Para saber exatamente quanto irá custar a sua cirurgia de modo específico, será preciso passar pela avaliação com um cirurgião, profissional que pode demonstrar a demanda de exames médicos prévios também.

Mastopexia sem prótese

Agora que já citamos a existência e até mesmo valores, é interessante falar de forma mais específica sobre as duas possibilidades de procedimento, começando pela mastopexia sem prótese que, conformes vimos, é mais simples.

Ela é basicamente realizada com a melhor distribuição do volume que a mama já possui, além de retirar o excesso da pele. E é claro, a quantidade a ser retirada é conversada de modo individual com cada paciente para que seja possível chegar ao resultado desejado.

Essa é a possibilidade mais recorrente entre as pessoas que, acima de tudo, desejam resolver a questão com a flacidez, sem necessariamente dar um volume maior aos seios.

Mastopexia com prótese

Já o que ocorre com a Mastopexia com prótese é que o volume original da mama pode ser mantido ou até mesmo aumentado, visto que a colocação de prótese faz com que ela fique mais levantada, sem perder tamanho propriamente dito mesmo que combatendo a flacidez.

Nesse processo, também há interferência na auréola da mama e nos mamilos em si, fazendo com que a aparência adquirida seja mais jovial. Dessa forma, é possível contar com um resultado mais satisfatório de forma simples, com um único pós-operatório.

Mastopexia em L

Além de decisões como optar pela mastopexia com ou sem prótese, também é interessante que entenda melhor sobre a possibilidade de escolher pela mastopexia em L, uma técnica nova e que tem garantido bons resultados.

Normalmente a cicatriz deixada por essa cirurgia tem formato similar ao de um T, mas a marca deixada pela Mastopexia em L é menor e mais disfarçada, sendo feito um corte ao redor da auréola e outro na lateral do seio.

A partir da realização do corte nesse formato, é possível ter uma maior liberdade para usar determinadas peças de roupa, além de adquirir um período pós-operatório mais tranquilo de modo geral.

Cicatriz da Mastopexia

Como já deu para perceber, a Cicatriz resultante da mastopexia é diferente de acordo com o tipo de procedimento realizado, por isso não há como especificar uma forma específica para o seu resultado, já que vai depender do corte em T ou L.

Contudo, no geral, é comum que a marca vá sendo amenizada conforme a passagem do tempo e após um mês de cirurgia, quando o local já está bem cicatrizado, é possível contar com uma cicatriz bem mais clara que inicialmente.

Há ainda alguns cremes clareadores que podem te ajudar no processo em questão, mas o melhor é estar em contato com o cirurgião para tirar dúvidas sobre recomendações e também o melhor momento para adotar o uso.

Mastopexia com alça de sustentação

Uma outra técnica bastante inovadora é a de Mastopexia com alça de sustentação. Voltada principalmente para quem já amamentou por bastante tempo ou tem oscilações constantes de peso, ela consegue sustentar ainda mais o seio.

Isso porque a sustentação proporcionada pelo método afeta diretamente a parte muscular, a tornando mais fixa e juntando mais os seios, além de levantá-los. Com ela, o resultado tende a durar ainda mais!

Mastopexia redutora

Já vimos que a mastopexia levanta os seios e melhora o aspecto da região de modo geral, mas no caso específico da mastopexia redutora o que ocorre é a diminuição da mama, o que ocorre com mais frequência do que imaginamos.

Na contramão das próteses de silicione, essa é uma cirurgia voltada para quem já tem seios avantajados e dessa reduzir o volume dos mesmos, retirando o excesso mamário a partir da gordura presente na região.

É preciso também remodelar a mama para que ela consiga manter a aparência natural, e com isso o resultado tende a ficar muito bonito.

Fases da cicatrização da Mastopexia

Conforme vimos a cicatriz da Mastopexia tende a ser aliviada conforme o tempo, e o mesmo ocorre com os cuidados necessários no pós operatório já que com a passagem dos meses podemos contar com uma maior flexibilidade nesse sentido.

O primeiro mês costuma ser o mais complicado por conta do repouso para não ter reações aos pontos, além de precisar estar atenta aos curativos e limpeza mais cuidadosa do local. Inclusive, durante esse tempo terá algumas restrições, como não ingerir álcool

Depois do primeiro mês até o primeira ano de cirurgia é quando vai perceber uma mudança mais acentuada na cicatriz, que aos poucos deixará a tonalidade vermelha para se tornar marrom, além de ir clareando.

Mastopexia pelo convênio

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a realização de mastopexia pelo convênio, e a resposta é que em alguns casos é sim possível realizar a mesma dessa maneira, o que faz com que muitos custos sejam cobertos.

Ainda que os convênios não tenham a obrigação legal de cobrir cirúrgias estéticas, há situações onde a razão para tanto não é apenas estética, sendo preciso corrigir determinadas anomalias por questões relacionadas a saúde.